ColunistasDestaqueJosé Jorge

Barragem da Mirabela tem segurança questionada após desastre de Brumadinho

Barragem de rejeitos de niquel da Mirabela assusta moradores da região (Foto: Divulgação/internet)

O desastre natural causado pelo rompimento de barragem da Vale na cidade de Brumadinho (MG), que vem comovendo o mundo, reacendeu a preocupação dos movimentos ambientais do sul da Bahia quanto as condições dos depósitos de rejeitos de níquel, localizados a apenas 1 km de distância do Rio de Contas, conforme localização do Google Maps.

Segundo o Diretor do Ponto de Cultura ACAPEB, Jones Santos, a entidade tem se preocupado com a possibilidade de contaminação com resíduos tóxicos da referida barragem que está situada nas proximidades do rio que dá nome e vida à região e que existe controvérsias na segurança contra rompimentos.

O Ponto de Cultura é uma referência há mais de dez anos na articulação de movimentos de enfrentamento aos projetos que causam impactos ambientais, que pode ser conferido acessando o site da entidade e do CEAS/Bahia. A instituição criou o Projeto Ação de Compromisso e Amor ao Rio Gongogi e afluentes (ACARI), com objetivo de discutir e criar alternativas nas questões ambientais, que pode ser lembrado acessando  o link da matéria da época.

O colunista do Portal Gongogi, Denilson Oliveira, advertiu nas redes sociais quanto a iminência de um acidente natural

“caso essa barragem (da Mirabela) estoure, os municípios de Barra do Rocha, Ubatã, Ubaitaba, Aurelino leal, Taboquinhas e Itacaré sofrerão sérias consequências, colocando em risco o ciclo vital, acabando com a fonte de água e turismo da região”, conclui o blogueiro.

O Editor Chefe do Portal Gongogi, José Jorge, sugere que as autoridades públicas dos municípios envolvidos identifiquem os grupos interessados e convoquem para uma audiência pública seguida de uma Sessão Conjunta das Câmaras Municipais para discutir a segurança da barragem de rejeitos de níquel e garantir a sobrevivência humana e ambiental. (José Jorge, DRT/BA 5762 – Portal Gongogi)

Tags

Artigos relacionados

1 pensou em “Barragem da Mirabela tem segurança questionada após desastre de Brumadinho”

  1. So lembrando q alem dessas cidades,tem um distrito chamado Tapirama.Que seria a primeir a ser destruída, nao é uma cidade,mas mora seres humanos aqui,que tambem precisam ser protegidos e lembrados antes q o pior aconteça.

Deixe uma resposta

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: